Saúde

A importância da saúde intestinal

11 de junho de 2021

Manter a saúde intestinal em dia é parte essencial para a manutenção de uma vida saudável. Além de ser responsável pela produção e eliminação das fezes, essa parte do corpo contém uma flora riquíssima, com inúmeros micro-organismos responsáveis por regular diversas funções do organismo.

Por isso, vamos explicar neste artigo o porquê de não negligenciar a saúde desse órgão e indicar alguns alimentos que ajudam na chamada microbiota intestinal, também conhecida como flora. Boa leitura.

A importância de se cuidar da saúde intestinal

Quando falamos do intestino, estamos nos referindo às suas duas partes: a grossa e a delgada, que têm diferentes funções. De maneira resumida, no intestino delgado acontece a absorção dos nutrientes provenientes dos alimentos. Já o intestino grosso é responsável por absorver água e sais minerais. O que sobra desse processo são as fezes.

O intestino é habitado, ao longo de toda a sua extensão, por um número inimaginável de micro-organismos, com números que chegam aos trilhões. Porém, diferente dos vírus, bactérias e fungos que nos causam doenças, esses habitantes do nosso intestino estão ali cumprindo funções importantes, como ajudando na digestão de alimentos e colaborando com as defesas do corpo humano, entre outras tarefas.

Por isso, manter a saúde intestinal é tão importante. Vários estudos apontam o prejuízo causado pelo desequilíbrio da flora que atua no intestino. Entre os problemas mais notados quando o intestino não vai bem, estão a prisão de ventre, a queda na imunidade e até mesmo o ganho de peso e a dificuldade no controle do diabetes. Indo além, alguns estudos também conectam a boa saúde dessa parte do organismo com o bem-estar emocional.

6 alimentos que ajudam na flora intestinal

Parte do que é necessário para manter a flora intestinal vem da nossa alimentação e da ingestão adequada de água. Pensando nisso, é importante também ter o cuidado de estar sempre hidratado. Abaixo, indicamos alguns alimentos importantes para colaborar com a sua saúde intestinal.

1. Iogurtes

Os iogurtes talvez sejam o mais velho aliado da saúde intestinal. Esse alimento produzido a partir da fermentação do leite é capaz de reforçar a flora intestinal. No entanto, na hora de ir ao mercado é importante acompanhar o rótulo dos produtos, para entender quais micro-organismos estão presentes e de que forma eles atuam. Uma alternativa é o kefir, bebida fermentada semelhante ao iogurte e que pode ser feito em casa.

2. Aveia

A aveia está nessa lista por conter uma espécie bem rara de fibra alimentar, responsável pelo bom trânsito alimentar, além de ajudar a diminuir a sensação de fome e colaborar com a saúde da flora intestinal.

3. Folhas verdes

Alface, couve, rúcula e outros vegetais folhosos de cor verde também ajudam bastante a reduzir as chances de prisão de ventre, responsável pela sensação desconfortável causada por um intestino preguiçoso.

4. Grãos integrais

Outra maneira de aumentar a presença de fibras na dieta é dando preferência a grãos integrais. Por isso, experimente trocar o arroz, a farinha branca e outros alimentos pelas suas alternativas compostas a partir de ingredientes integrais. Na maioria dos casos, essa troca é bem simples de ser feita.

5. Frutas

Frutas combinam a presença de fibras com uma grande oferta de diversos tipos de nutrientes. Por isso, elas são um ótimo tipo de alimento. As mais recomendadas nesse caso são a ameixa, a banana e o mamão.

6. Água:

Mais de 80% das fezes são compostas por água. É ideal consumir por volta de 2 litros de água por dia para que o bolo fecal torne-se pastoso e transportado com facilidade pelo intestino.

A gestão da saúde passa por cuidar de todos os aspectos do bem-estar e da qualidade de vida e ignorar a saúde intestinal pode prejudicar isso. Logo, cuide bem dessa parte tão essencial do nosso organismo.

Quer receber mais dicas? Então assine nossa newsletter agora mesmo.