Gestão, Seguros

O QUE É A RENOVAÇÃO COMPULSÓRIA NO SEGURO GARANTIA JUDICIAL?

25 de maio de 2022
Gestão, Seguros

O QUE É A RENOVAÇÃO COMPULSÓRIA NO SEGURO GARANTIA JUDICIAL?

25 de maio de 2022
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Os processos judiciais são um grande desafio para as empresas. Evitá-los é um cuidado essencial, mas também é preciso saber o que fazer caso isso ocorra em algum momento. Conhecer as normas e as formas de se proteger faz toda a diferença. Por isso, no artigo de hoje vamos explicar a renovação compulsória no seguro de garantia judicial.

Continue a leitura para entender esse conceito, sua aplicação na prática e o papel da empresa ao contratá-lo. Tenha uma boa leitura!

O QUE É A RENOVAÇÃO COMPULSÓRIA NO SEGURO GARANTIA JUDICIAL?

Quando uma empresa se envolve em um processo — seja cível, trabalhista ou de outras ordens —, é preciso oferecer uma garantia para que as ações prossigam normalmente, sem que o negócio corra maiores riscos. Nesse momento, o seguro garantia judicial é a opção mais favorável, sendo uma alternativa à penhora e ao depósito recursal.

Com essa solução, o patrimônio da empresa não sofre descapitalização. A apólice tem um menor custo se comparada às demais opções e, assim, o caixa do negócio não é tão impactado.

Um fato muito importante nesse seguro, que precisa ser entendido, é a renovação compulsória: uma cláusula obrigatória em sua contratação. Ela define que o contrato será renovado automaticamente, logo após o fim de sua vigência. Assim, o processo judicial não corre o risco de ficar “descoberto”, garantindo os direitos de todos os envolvidos. A seguir, explicaremos melhor as condições dessa renovação.

COMO FUNCIONA A RENOVAÇÃO COMPULSÓRIA?

A renovação automática no seguro judicial é uma obrigação de qualquer seguradora. As normas são definidas pela Circular 477, de 30 de Setembro de 2013, emitida pela Superintendência dos Seguros Privados (SUSEP). O contrato poderá ser cancelado apenas quando não houver mais o risco a ser coberto, ou quando houver uma nova garantia para esse risco.

Não existe uma regra quanto ao tempo de vigência da apólice. Porém, a seguradora deve informar o tomador e o segurado que a renovação se aproxima com até 90 dias de antecedência. 

Apesar dessa revalidação compulsória, o tomador também tem a obrigação de renovar seu contrato, entrando em contato com a empresa em até 60 dias antes do vencimento e apresentando uma solicitação. Caso o contrato possa ser encerrado, diante das condições mencionadas, ele ainda deve avisar à prestadora.

POR QUE É IMPORTANTE ENTENDER A RENOVAÇÃO COMPULSÓRIA?

Apesar de a renovação ser automática, a empresa contratante (ou o tomador) também tem suas responsabilidades, como explicamos acima. Caso ele não cumpra suas obrigações, perdendo o prazo ou não efetuando a solicitação, seu negócio fica sujeito a prejuízos. Até mesmo seus bens podem ser congelados, já que é preciso manter alguma garantia para o processo.

Assim, compreender essas normas é essencial para se proteger e evitar danos à sua empresa. Quando você opta por um seguro de garantia judicial, sua companhia tem maior tranquilidade. Afinal, por não afetar tanto o caixa ou seu capital como as demais possibilidades, essa opção permite continuar suas atividades e manter sua equipe de funcionários. Portanto, é preciso ficar atento e cumprir tudo adequadamente, reduzindo riscos e perdas.

Essas são as principais características da renovação compulsória. Caso você precise contratar esse seguro em algum momento, lembre-se de escolher bem a seguradora, encontrando uma empresa experiente que entenda suas necessidades. Isso é algo fundamental, ainda mais considerando a complexidade dos processos judiciais e o tempo que essa parceria pode durar.

Esperamos que o conteúdo tenha ajudado. Para saber mais sobre o seguro garantia judicial, não deixe de entrar em contato!

BLOG
CATEGORIAS
CADASTRE-SE E
RECEBA NOSSA
NEWSLETTER

Quer se manter atualizado sobre temas que vão trazer resultados efetivos na gestão de custos, benefícios, seguros e pessoas? Se inscreva para receber nossa newsletter!

seguro residencial

Você sabe da importância de ter um seguro residencial?

handsome-business-man-working-at-the-desk-1

6 formas de vencer o sedentarismo dos colaboradores

post_thumbnail-99d26e4d776dd93e6bec3a237819568c

Saúde mental no trabalho: 5 ações para melhorar a qualidade de vida do colaborador

post_thumbnail-dfcffd9c1f05518ed5d7b6bb2dd0d29d

Plano de saúde PME: como contratar? Saiba agora!

cha-blog-programa-ok

Conheça o Programa Alper Associados e seus benefícios

original-87ae248e4533fd3072f5b09bf0666cfa-scaled

Seguro ambiental: como funciona e vantagens para a empresa

post_thumbnail-9e147565b8fdb7d876a433ffbc40d876

Saiba por que a resiliência no trabalho é importante

Businesswoman explaining coworker over computer at desk. Female business professionals are discussing in office. They are in smart casuals.

Impactos da inteligência emocional no trabalho

post_thumbnail-95df63b50be6253bfa04e047341655eb

Mudança de mindset: como colocar em prática na equipe?