Tecnologia

As principais ameaças cibernéticas à segurança da sua empresa

6 de maio de 2021

Você entende a gravidade de ameaças cibernéticas em relação à sua empresa? Os crimes digitais são a cada dia mais comuns e preocupantes. Todos os dias, alguém é vítima de algum tipo de fraude ou mesmo roubo via internet. Para você ter uma ideia, somente no Brasil, foram registrados 15 bilhões de ataques em três meses.

Por essa razão, a segurança digital tem se tornado uma preocupação a cada dia maior para empresas de todos os setores. Afinal, para ficar livre de assaltos há portas, alarmes e mecanismos de segurança. Mas, o que fazer quando os “criminosos” estão do outro lado da tela, conectados diretamente a você por uma rede de internet?

Foi pensando nisso que preparamos este artigo, com as principais ameaças virtuais e os meios de se proteger delas.

Ameaças cibernéticas que podem colocar em risco a segurança da sua empresa

Os sistemas de armazenamento em nuvem, o internet banking, os softwares de gestão empresarial e outras ferramentas chegaram para otimizar o nosso dia a dia. A partir deles, podemos obter informações de forma rápida e precisa e realizar transações importantes sem sair do escritório.

Entretanto, com essas facilidades chegam também os riscos. Há hackers especializados em roubo de dados ou fraudes bancárias, e a aquisição de um seguro cyber ou outros mecanismos de proteção digital é uma das formas mais seguras de manter-se livre deles.

Fraudes financeiras

Embora a sua conta bancária conte com senha de segurança, e o acesso a ela via internet esteja protegido por mecanismos especiais desenvolvidos pelos bancos, ainda existe um pequeno risco de estes serem driblados por hackers. Por essa razão, uma proteção digital mais específica faz todo o sentido.

Malware

Como o próprio nome sugere, trata-se de um programa malicioso, instalado à distância em seu computador, com o objetivo de obter acesso a todos os arquivos e dados salvos nele. O malware pode aparecer em forma de código executável, script ou outros tipos de programas que, à primeira vista, parecem inofensivos.

Ransomware

Trata-se de um software malicioso, que difere do malware comum por uma característica específica: ele penetra em seu computador e bloqueia o acesso. Para restabelecê-lo, você precisa pagar uma quantia em criptomoedas para o hacker. De forma prática, podemos considerar que tais softwares realizam uma espécie de sequestro de dados.

Vazamento de dados

Dados bancários e empresariais são confidenciais e não devem ser violados. Entretanto, alguns computadores são vítimas de pessoas mal intencionadas, que instalam programas espiões, ou mesmo ultrapassam os mecanismos de proteção. As informações contidas na máquina ficam então vulneráveis e podem ser acessadas por pessoas não autorizadas.

Worm

O termo inglês pode ser traduzido como “verme” e consiste em um vírus que se instala em sua máquina. Estamos falando de um programa completo, que não depende de outros para rodar. Assim, ele deleta arquivos, envia e-mails e faz uma série de outras ações não autorizadas a partir da sua máquina.

Como se pode ver, as ameaças cibernéticas estão por toda parte e é preciso caprichar na proteção de dados para não se tornar presa fácil para elas. Quando se fala em ambiente virtual, todo o cuidado é pouco.

Se este artigo foi útil para você, não deixe de assinar a nossa newsletter e tenha acesso a outros similares.